Hoje, 1º de Agosto, comemora-se o Dia Mundial da Amamentação.
A data foi criada com dois objetivos: estimular o aleitamento natural, combatendo a desnutrição infantil e também para ajudar na criação de bancos de leite destinados aos bebês que não podiam ser amamentados por suas mamães.
Importância:
O leite materno é um dos principais alimentos para nutrir o organismo humano, é completo, protege o bebê de várias doenças (funcionando como uma verdadeira vacina) e estimula o desenvolvimento da inteligência da criança.
O ato de amamentar:
Amamentar fortalece os laços afetivos entre mãe e filho. O bebê ao mamar no peito se sente protegido e amado e fica mais tranqüilo no aconchego de sua mamãe.
Praticidade:
O leite do peitinho é muito mais prático, pois está sempre quentinho e prontinho.
Para as mamães:
As vantagens para as mamães também compensam, pois amamentar reduz o peso mais rapidamente após o parto, ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto, diminui o risco de diabetes e de câncer de mama.
Por quanto tempo:
A UNICEF e a OMS recomendam que o período de amamentação exclusiva seja pelo menos até o sexto mês de vida da criança, mas ressalta que quanto mais tempo a criança mamar, mais benefícios ela irá adquirir.
“Amamentar é tratar a vida com vida!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário