Imagem: Google |
O primeiro dia de aula na pré-escola é um momento de muitas emoções.
Nesta fase, na maioria das vezes, é necessário um período de adaptação, em que é comum os pais ficarem extremamente ansiosos e os pequenos inseguros, com medo do desconhecido.
Para tornar essa etapa mais tranqüila seguem algumas dicas que podem ajudar:
- Sem tantas explicações para não gerar insegurança prepare a criança para o ingresso na escola, diga o quanto que lá é legal, fale dos amigos, das brincadeiras, de que vai aprender coisas novas por exemplo.
- Procure levar a criança algumas vezes à escola antes do início das aulas para que ela já vá se familiarizando com o ambiente.
- Evite colocar a criança na escola pela primeira vez num momento de dificuldade ou transformação na família como: troca recente de residência, retirada de chupeta ou fraldas, troca de mobília do quarto, nascimento de irmão, divórcio dos pais, perda de parente próximo ou animalzinho de estimação.
- Procure controlar as emoções e transmita segurança e confiança para a criança.
- Não se assuste com o choro, ele poderá ser freqüente nos primeiros dias.
- Não fique muito tempo dentro da sala de atividades.
- Não faça comentários sobre a adaptação da criança em sua presença.
- Cabe à mãe ou cuidador entregar a criança ao educador, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo da mãe;
- Incentive a criança a procurar a ajuda da professora quando precisar de alguma coisa, para que crie laço afetivo com ela;
- Não pergunte se a criança quer ir à escola, ela não tem escolha.
- Nunca saia escondido de seu filho. Despeça-se naturalmente dizendo que voltará para buscá-lo.
O período de adaptação varia de criança para criança, a separação é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, mas é superado normalmente em pouco tempo.
Bjsss!!!
Ameeeeeeeeeeeeeeei o blog. Ja to seguindo!!!
ResponderExcluirbeijocas.
Para o meu mais velho foi bem difícil e ele nunca chegou a superar totalmente, mas são coisas da vida, a frustração é algo que eles tem de aprender, não se pode viver com os pais para sempre, não é? Beijocas
ResponderExcluirAdri
PS: aceite-me no twitter!!!
ResponderExcluirAndréia muitoobrigada por visitar o Blog da Le Chouê!
ResponderExcluirSeu blog é uma doçura vamoslinkar para passar sempre por aqui!
Grande beijo e sucesso!
Ps. ótimo post!
www.lechoue.com.br
www.bloglechoue.blogspot.com