quarta-feira, 20 de abril de 2011

CONSULTA AO DENTISTA


No início desse mês levei o Marcos André pela primeira vez à dentista e na consulta a Odontopediatra conversou muito comigo e me orientou dando dicas preciosas de higiene bucal que deixarão os dentinhos do meu pequeno mais saudáveis e ajudarão na prevenção das indesejadas cáries.

O Marcos André nunca deu trabalho na hora de escovar os dentes e por isso sempre adiava sua ida ao dentista. Mas, no decorrer da consulta mudei rapidamente meu pensamento e cheguei à conclusão de como eu estava errada, que ter uma higiene bucal adequada não substitui a visita ao dentista mesmo, que o acompanhamento de um odontopediatra é importantíssimo, pois só ele é capaz de avaliar o grau de risco para o desenvolvimento de cáries de uma criança e dependendo do resultado orientar para a aplicação de medidas preventivas específicas.

Apesar da consulta ter sido um pouco “estressante” para mim, pois o pequeno deu o maior xilique e não parou de chorar enquanto era examinado, mas que, segundo a Dentista, é a reação mais esperada, saí de lá tranqüila por estar tudo certinho com seus dentinhos.

Vamos às dicas:

- É comum os Pediatras indicarem o uso de pasta de dente sem flúor para os bebês, mas na consulta foi explicado que a pasta sem flúor não previne a cárie de forma alguma e que dependendo da idade da criança e da região que ela viva é necessário sim o uso de um creme dental com “pouco” flúor, como é o caso do Marcos André que está com 1 ano e 11 meses e vive em Maceió, onde a água distribuída na cidade ainda não possui a dosagem adequada de flúor. Sempre usei o creme dental da Malvatrikids ou então do Cocoricó, ambos sem flúor e a partir de agora fui orientada a usar, pelo menos duas vezes ao dia, o da Colgate que tem o Barney na embalagem ou qualquer outro creme dental infantil que tenha até 500 ppm de flúor.




- A quantidade de creme dental que deve ser utilizada é mínima, sendo indicada uma quantidade do tamanho de um grão de arroz.

- Para que a criança não chupe o creme dental e engula a dica é inserir o frasco da pasta bem no meio das cerdas para depois apertá-lo, assim o creme dental não ficará em cima e sua ingestão será mais difícil.

- A escovação já deve ser complementada com o uso de fio dental sendo sugerido o Fio Cuidado Total ou o Fio Expansion Plus Menta, ambos da Johnson & Johnson. Agora vamos combinar que mesmo a gente usando fio dental na frente dos pequenos para incentivar a imitação é praticamente impossível eles deixarem alguém passar fio dental nos seus dentinhos e pesquisando descobri o Dentek Floss Picks, um fio dental importado que uma extremidade é fio dental e a outra é um palito facilitando bastante a limpeza dos dentes do pequenos, porém é meio carinho e não se acha com facilidade aqui no Brasil (uma pena!).



- Para as crianças que tomam mamadeira antes de dormir o ideal mesmo é fazer a higienização dos dentinhos após, mas se isso não for possível a dica é ter uma mamadeira com água igual a do leite e colocar para a criança tomar um pouco, assim a boca é lavada e ajuda a diminuir o risco de cárie.

- Não se iluda que os dentes de leite por que caem não merecem os devidos cuidados, pois eles são muito importantes, já que auxiliam na articulação das palavras e no desenvolvimento dos maxilares e músculos da face da criança e ainda orientam a posição correta e mantêm o espaço para o nascimento dos dentes permanentes. A saúde dos dentes permanentes depende da saúde dos dentes de leite.



- Programe a primeira visita ao dentista logo nos primeiros meses de vida, antes mesmo de nascer o primeiro dente, assim você receberá a orientação devida sobre os cuidados que devem ser tomados com a saúde bucal da criança. ESSA É A DICA MAIS IMPORTANTE!





Espero ter ajudado.

Bjsss!

Imagens: Reprodução

2 comentários:

  1. Oi Andreia! Legal vc ter abordado esse tema! Estava mesmo pensando nisso esses dias pq meu pequeno está com 3 dentinhos nascendo... Acho que o ideal é buscar um odontopediatra!
    Bjs e obrigada pelas dicas :)
    http://cegonhatrends.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosas as dicas Andréia!
    beijos querida

    ResponderExcluir