quinta-feira, 18 de novembro de 2010

FÉRIAS DA BABÁ

Imagem: Revista Crescer

Em setembro fez 1 ano que a Maria, babá do Marcos André, está trabalhando conosco e logo lembrei que até setembro do ano que vem ela tem que tirar suas merecidas férias.

A Lei 11.324/2006 que alterou a Lei 5.859/1972 dispõe que o empregado doméstico (a babá está incluída nesta categoria) tem direito a férias anuais remuneradas de 30 (trinta) dias com, pelo menos, 1/3 (um terço) a mais que o salário normal (pago até dois dias antes do gozo das férias), após cada período de 12 (doze) meses de trabalho, prestado à mesma pessoa ou família. CONFIRAM AQUI  A CARTILHA DO EMPREGADO DOMÉSTICO

Embora eu sempre converse com ela sobre tudo, inclusive seus direitos coisa de Advogado dessa vez deixei passar propositadamente, pois apesar de tudo meu ser decidido com muita antecedência, ando tão atolada de coisas para resolver e também pensando que ano que vem tanta coisa já vai mudar na rotina lá de casa com o pequeno começando a estudar que não estava querendo nem pensar como será, ainda mais com ela de férias, que preferir deixar o tempo ir passando e só falar sobre isso mais para frente.

Acontece que ela foi mais rápida do que eu pensava, semana passada fui surpreendida com uma perguntinha: “D. Andréia, quando é que a senhora está pretendendo me dá férias? É que eu estou com umas coisas para resolver e estou precisando saber?” Parei tudo nessa hora e minha vontade era de gritar bem alto SOCOORRO!!! Percebi então que a minha idéia de adiar o assunto tinha ido por água abaixo e quando menos esperei já estava conversando sobre. Falei para ela que ia ver com o Rodrigo o melhor período, solicitar também no meu trabalho as minhas férias e depois dava a resposta.

Agora não tenho mais para onde correr, tenho que pensar como vou fazer nesse período sem ela. De férias? Claro, eu também terei que está. Mas sem a babá? Não, não terei férias. Tenho que providenciar alguém para tirar as férias dela, mas quem? SOCORRO NOVAMENTE! Outra coisa, o maridão tira férias em janeiro e eu tenho que tirar uns diazinhos em fevereiro por causa do período de adaptação do Marcos André na escolinha. É muita novidade, preciso ajustar as coisas, parar para pensar e depois conto para vocês.

Bjsss!!!



2 comentários:

  1. Sugestão: defina a data das suas férias, dê a dela na mesma data e arranje alguém para substitui-la apenas nesse período pois você estará sempre por perto e a substituta fará o papel mais de ajudante de babá do que de babá propriamente dita. Não é tudo, mas só não ter que lavar e passar, limpar a casa, etc já é um lado né? Outra sugestão é pedir acuda à mãe ou sogra pegando emprestado à dela (se for de confiança). Afinal, lá não tem mais criança e eles vão poder se virar melhor sem ninguém por APENAS 1 mês. Beijos...

    ResponderExcluir