sexta-feira, 28 de maio de 2010

AMAMENTAÇÃO E DESMAME




DESABAFO... O DRAMA DO DESMAME!!!

O Marcos André acabou de fazer 1 aninho e continua mamando no peitinho pelo menos duas vezes por dia (de manhã e de noite),nos outros horários come de tudo e é uma criança super saudável e tranqüila.
Muitos ficam surpresos com o fato sendo que alguns ao tomarem conhecimento expressam admiração e comentam “Que bênção ele ainda mamar!”. Já outros olham com tom de crítica achando que já passou mais que da hora de parar e chegam até a dizer :“Ele já está bem grandinho, acho horrível menino grande mamando.”
A verdade é que está sendo freqüente a pergunta: “Ele vai mamar até quando, hein?”
E eu sempre respondo que não depende só de mim, que tenho que respeitar também o momento dele. Mas, já estou me sentindo pressionada.
Confesso que estou ficando cansada, pois é ilusão achar que porque ele já está grandinho o tempo da mamada diminui. Mas ao mesmo tempo é tããão gostoso e sei que também, ao contrário do que muitos pensam, ainda é muito importante para ele que acho totalmente sem sentido TIRAR do nada, simplesmente por tirar, para se sentir mais livre.
Andei preocupada, pois eu e meu marido pensamos em fazer uma viagem, afinal a gente merece, mas o pequeno além de mamar está associando a hora de dormir de noite com o peito. E agora???
Pesquisando, descobri que se eu passar alguns dias sem amamentar a produção de leite não para de repente, então resolvi testar o leite artificial para confirmar se ele aceita e assim planejar minha viagem.
Ao tomar a mamadeira observei que ele gostou do leite, porém ficou muito inquieto, tirava a mamadeira da boca muitas vezes e nada de dormir. E eu tão angustiada por está fazendo aquilo, afff...
Resolvi dá o peito e ele fechou o olho na mesma hora e começou a dormir(tão lindo aquele denguinho!).
Sei que foi apenas a primeira tentativa e se eu insistir ele vai acabar se adptando, mas cheguei à conclusão que ainda não é hora de parar, apesar dele já ter 1 aninho ainda não estamos prontos. Esse processo vai ser lento, sem pressa para acontecer.

Tenho consciência que quando ele resolver parar vou ficar triste, porém satisfeita, com a sensação de tarefa cumprida.
Quanto a viagem, pode esperar um pouco, por ora só tenho condições de me ausentar um final de semana, acho que nesse período a vovó e a babá conseguem dá conta na hora dele dormir.
Para as mamães que estão passando por essa fase aconselho a não ter pressa (ter PACIÊNCIA é fundamental), a amamentação é importantíssima e se existe tanto leite, como disponibilidade é melhor continuar curtindo esse momento mais que especial. Aproveitem para estreitar ainda mais o vínculo mãe e filho.
Para mim, amamentar o Marcos André é muito gratificante, me sinto realizada em saber que estou dando a ele o melhor início de vida.
Pela Pediatra dele eu vou amamentá-lo até 2 anos. Será que chego até lá??? Rsrsrs!!!

Bjsss

Déia



OBS:Dedico esse post a minha amiga Lárah que também está vivendo o drama do desmame e pensa como eu. Uma sempre incentivando a outra, né amiga? Bjsss

2 comentários:

  1. Oi Andreia, tudo joia? Vi você no mamae na ponta verde e confesso que adorei teu blog! Também sou mamãe aqui de Maceió e meu blog éo bolosebebes.blogspot.com!
    Meu bebê tem 2 meses e acho importantissimo a amamentação, as vezes não é fácil mas temos que ser persistentes! Acho que vc está certa, tem que continuar sim!
    Depois me faz uma visitinha...
    Beijos,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Meu bebe mamou até 2 anos e 8 meses, quando precisei e cheguei no meu limite, conversando com ele, tiramos a mama. Ele é um garoto muito saudável e indenpendente, certo de todo o amor que a mamãe tem por ele. Amamentar é um ato de amor, devemos curtir e aproveitar (mae e filh@) de forma saudável, sem ligar para as opiniões dos outros e outras.

    ResponderExcluir