sexta-feira, 4 de junho de 2010

A IMPORTÂNCIA DO ÁCIDO FÓLICO



O ÁCIDO FÓLICO, conhecido também como folato ou vitamina B9 é uma substância de grande relevância para as mulheres grávidas e que pretendem engravidar.
Deve ser tomado antes mesmo da concepção até o final do primeiro trimestre da gravidez, pois seu consumo ajuda a prevenir doenças do tubo neural no bebê, como a espinha bífida (quando a medula espinhal não se fecha por completo) e pode prevenir também outras alterações como: doenças do coração, do trato urinário e fissura lábio-palatina.
Já para a mamãe, a vitamina traz benefícios como prevenir doenças cardíacas, certos tipos de câncer e anemia.
Existem alimentos com grande teor de ÁCIDO FÓLICO como por exemplo: shimeji e shitake (cogumelos), brócolis, tomate, espinafre, rúcula, couve, pitanga, acelga, almeirão, caju, etc. No entanto, o cozimento destes diminui a ação da vitamina sendo necessário uma suplementação para que a dose recomendada pela Organização Mundial da Saúde e defendida pelos médicos de 0,4 miligramas (400 mcg) por dia seja ingerida.
A prevenção é o melhor caminho e o planejamento da gravidez é importantíssimo para que o futuro bebê se desenvolva de forma adequada.

Um comentário:

  1. Méroooo!!! Só vc mesmo... Totalmente por dentro... No Forró Arezzo até falei p/ Eliane entrar no teu blog p/ tirar as dúvidas dela... TA TUDO PERFEITO!

    ResponderExcluir